TERCEIRIZADOS: RETENÇÕES QUE EVITAM MULTA

Na rotina do condomínio, contratar limpeza, portaria, vigilância, jardinagem e manutenção exige atenção às retenções tributárias/previdenciárias. Em muitos casos, o tomador do serviço pode ter obrigações como reter e recolher valores (ou conferir se a nota veio corretamente emitida), especialmente quando há cessão de mão de obra ou serviços contínuos.

O problema é que erros simples, como, por exemplo, pagar nota sem validar a natureza do serviço, não exigir documentos mínimos, não conferir destaque de retenções ou não guardar comprovações, podem gerar cobranças futuras, autuações e passivos que recaem sobre o caixa condominial.

Boas práticas: padronize um checklist de contratação (contrato, escopo, periodicidade, responsáveis, comprovações), valide a qualificação do fornecedor, confira a nota fiscal e mantenha arquivo organizado de guias e comprovantes. Regras podem variar conforme o serviço e a legislação incidente sobre o caso.

Seu condomínio tem um controle de retenções e comprovações robusto ou uma gestão/consultoria especializada reduziria riscos e custo invisível no financeiro?